quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Crítica do filme: Bastardos Inglórios.


Sempre sonhei em assistir algum filme do Quentin Tarantino no cinema. Falo isso porque na época de Kill Bill eu ainda não era o cinéfilo que sou hoje, então assisti o filme sacando como ele era legal mas sem saber pra quem eu dava o crédito da diversão que era a película. E quando vi notícias sobre as gravações do Bastardos Inglórios, me animei em saber que iria realizar essa vontade.

Cara...Quentin Tarantino conseguiu fazer um filmão! Um dos melhores que assisti esse ano! Adianto logo a note que dou para ele: 10!

A história do filme? São meio que duas histórias paralelas que se cruzam no final. Uma é a do grupo de soldados americanos (e dois alemães desertores) que estão na Europa para ser uma espécie de guerrilha contra os nazistas, e eles são conhecidos por Bastardos Inglórios. A outra história é a da judia Shosanna (Mélanie Laurent), mostrando como ela sobreviveu a um ataque nazista e dela tentando tocar a vida, até que aparece a oportunidade para se vingar dos assassinos de sua familia.

Não vou tentar falar muito sobre a história do filme pois não quero contar spoiler. Esse é um daqueles filmes que você precisa assistir pra ter as surpresas por si só, e não por um cara que escreveu pra você mostrando uma opinião, heh.

O filme cheira as produções "Tarantinescas"! Tem todas as suas características: Longos diálogos fodas, Muita violência/sangue, cenas com os lindos pés das atrizes, personagens carismáticos, tomadas sem nenhum ou com poucos cortes, trilha sonora fodástica e grandes sacadas nas apresentações de personagens.

Por falar em apresentações de personagens, Tarantino consegue demonstrar de um modo muito divertido um dos personagens mais divertidos do filme: o Sgt. Hugo Stiglitz (Til Schweiger).

O Sgt. é um alemão que entrou no exército nazista e sua primeira ação foi matar 13 dos altos escalões da SS (claro que ele fez isso por si e não a pedidos dos Nazis, heh.). Suas cenas são sempre bem divertidas, você vai ver!

Outro personagem que foi bem apresentado é o Sgt. Donny Donowitz (Eli Roth).

Ele é conhecido pelos nazistas como o "Urso judeu". E também é conhecido por esmagar os crânios dos Nazis com um bastão de baseball. A sua primeira cena, de apresentação, é muito legal, você fica até com um certo medo dele, heh.

Mas não podemos esquecer do lider dos Bastardos, que é Lt. Aldo Raine (Brad Pitt).
Brad Pitt está muito divertido nesse papel. Você consegue ver que ele tem autoridade mas também que é meio estranho, tem até um certo ar Texano, apesar de Raine não ser de lá, heh.

Aliás, o grupo dos Bastardos é um caso a parte. Tem seus participantes B, que mesmo não tendo uma participação muito grande ou importante, conseguem ser igualmente divertidos e fundamentais para a obra completa que é esse filme.

Mas o melhor de todos os personagens, sem sombra de dúvida, é o colonel Nazista Hans Landa (Christoph Waltz).
Sem sombra de dúvida: Esse é o MELHOR personagem dos filmes do Tarantino. Vou além: Melhor personagem nazista de todos os filmes! Digo ainda mais: Pode ser um dos personagens mais fodas do cinema moderno!!
Ele consegue ser cativante, malvado, inteligente, observador, requintado e várias outras qualidades, tudo ao mesmo tempo. Além de quase todas as melhores cenas ele participa.
A maioria de suas cenas são aquelas tão adorados por Tarantino: os longos diálogos fodas. No começo do filme somos presenteados com uma delas por sinal. Nela conhecemos bem o personagem Hans Landa.

Quando o filme acabou, senti uma grande felicidade por estar assistindo tudo aquilo numa grande tela de cinema. Finalmente consegui assistir um filme de Quentin Tarantino. E mais: consegui assistir um dos seus melhores filmes!! (Só não bate Cães de Aluguel, esse é meu S2, heh.).

PS: Se um dia você for caçar Nazistas, trate de aprender italiano. Você vai entender...hehe.

PS2: Nunca peça 3 doses de alguma bebida com os Nazis por perto. Isso pode ser fatal para sua tão querida tropa.

PS3: Vou comprar o meu! heh.

Nenhum comentário: